> 11 4930- 5329
> contato@pneusparaempilhadeira.net.br

Blog featured image

VOCÊ SABE COMO FUNCIONAM OS PNEUS DE EMPILHADEIRA?

Publicado em 06/12/2017

Devido à sua capacidade, e o tipo de aplicação, as empilhadeiras trabalham em suas rodas com um padrão diferente de pneus, que são basicamente divididos em dois tipos: maciços/sólidos e pneumáticos.

Vamos começar com os que possuem um custo menor. Os pneus para empilhadeira maciços (que como o próprio nome já diz) são compostos inteiramente por uma liga de borracha reforçada, semelhante a uma estrutura única. Sendo desgastada com o tempo durante a operação. O fato de ter um baixo custo de manutenção se dá graças à maneira como ele é trocado.

É retirado o miolo dele, que é o encaixe da roda e substituído por um completamente novo. Conforme o uso do mesmo, uma camada de borracha vai sujando toda a área de operação, e muitas vezes o desnível entre os desgastes das rodas são diferentes, forçando a troca de todos os kits ao mesmo tempo.

O segundo tipo, pneu para empilhadeira pneumático é muito semelhante aos utilizados por caminhões sendo preenchidos com ar. O que ajuda na vida útil da empilhadeira (uma vez que amortece o impacto durante a operação, além de que a sua substituição é mais simples quando estiver um pouco murcho) apenas uma injeção ar comprimido já deve resolver o problema. Existe também um terceiro tipo de pneu.

O poliuretano é muito comum em empilhadeiras elétricas, são muito fáceis de instalar e possuem um nível de desempenho aceitável em diversos terrenos, mas não sendo muito recomendado em áreas de operação fechada. Contudo, os pneus pneumáticos são mais adaptáveis a diversos terrenos de operação. Sendo duráveis, são recomendados para terrenos acidentados e de uso externo.

 

 

Os sólidos têm a vantagem de nunca desinflar, mas graças à sua natureza sólida, ele não ajuda em nada na vida útil da empilhadeira. Já os modernos pneus de poliuretano, são adequados para serem usados no interior, afinal, são frágeis em terrenos acidentados.


Tags sobre o post:

Comente!