> 11 4930- 5329
> contato@pneusparaempilhadeira.net.br

Blog featured image

POR QUE AS RODAS DIANTEIRAS DAS EMPILHADEIRAS SÃO MAIORES QUE AS RODAS TRASEIRAS?

Publicado em 09/11/2017

Geralmente, todas as empilhadeiras com capacidades de carga entre 1.500 a 5.500Kg, possuem os pneus traseiros menores do que os pneus dianteiros.

Esta estrutura de fabricação se deve a divisão do esforço realizado nas rodas dianteiras e traseiras.

A roda traseira sempre terá o mesmo peso máximo, que é a somatória do contrapeso e (entre aspas) “a metade do peso total da empilhadeira” (chassis, motor, transmissão, etc.).

   

Assim, os fabricantes dimensionam os pneus para empilhadeira traseiros para suportar este peso máximo. Lembrando que este peso suportado pelos pneus traseiros se torna menor à medida que o operador pega uma carga e eleva a mesma.

No caso dos pneus dianteiros, o esforço que ele sofre é a somatória (entre aspas) “da metade do peso total da empilhadeira” + a torre da empilhadeira + a carga que está sendo elevada. Desta forma, teremos vários tipos de esforço sobre os pneus dianteiros e sendo assim, precisam ser maiores. Outro ponto importante é a elevação da torre, pois quanto mais alta estiver a carga, maior o esforço nos pneus dianteiros contra o solo, e no momento da torre elevada, o esforço também se torna lateral nos pneus, já que os pneus dianteiros são fixos e os traseiros são montados em um eixo que possui articulação.

Todo operador de empilhadeira deve conhecer o que é estabilidade lateral, ou seja, como operar a máquina sem ocorrer o risco de que ela tombe para os lados.

 

Distribuição de Carga

 

Existe também a questão da dimensão de construção dos pneus para empilhadeira, semelhante aos automotivos (ex. 175/70 – 14). Neste ponto, os fabricantes preferem utilizar pneus com medidas de fácil comercialização, ou seja, as medidas mais usadas no seguimento de empilhadeiras, visando facilitar a aquisição dos pneus no momento da substituição.

 

Tem alguma dúvida ou sugestão? Comente aqui ou contate-nos através do nosso telefone ou e-mail. Será um prazer atendê-lo!

11 4930- 5329
contato@pneusparaempilhadeira.net.br

 


Tags sobre o post:

Comente!