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COMPONENTES E REQUISITOS FUNCIONAIS DE UM PNEU PARA EMPILHADEIRA

Publicado em 17/11/2017

Componentes de um Pneu para Empilhadeira

À primeira vista, o pneu moderno parece ser nada mais do que uma peça redonda de borracha que se encaixa em uma roda. No entanto, um exame atento revelará que os pneus são realmente produtos muito complexos. A parte mais conhecida de um pneu é a banda de rodagem que tem diferentes padrões de ranhuras em função da sua utilização pretendida. Abaixo da banda de rodagem são várias camadas de borracha chamado de undertread. O undertread serve para fundir a banda de rodagem com as cintas e lonas e absorver o calor que se acumula na carcaça. As cintas são tiras de borracha circunferencial com fios para oferecer suporte para a superfície de contato da banda de rodagem. Embaixo das cintas está a carcaça que é a união de todas as camadas do pneu. O talão de cada lado do pneu é feito de fios de aço que prendem o corpo das lonas no local correto. O talão também cria um ajuste apertado entre o pneu e a roda para assegurar que não haja deslizamento entre os dois. A camada mais importante de um pneu é o revestimento interno que impede a fuga de ar. A matéria-prima usada na fabricação de pneus inclui borracha natural, borracha sintética, aço, tecidos e materiais de enchimentos. Fibras de aço e tecido são usadas para criar várias camadas ou lonas. O composto de borracha contém materiais de enchimento tais como o carbono (negro de fumo) para aumentar a resistência ao desgaste e diminuir a resistência ao rolamento do pneu. Aceleradores, antiozonizantes e antioxidantes estão incluídos no composto de borracha para ajudar no processo de vulcanização durante a fabricação dos pneus. 

 

  

Requisitos Funcionais

A função mais básica do pneu é para proteger as rodas do desgaste. Esta exigência sugere que os pneus devem ser a única parte da roda em contato com o solo. Uma vez que todo o peso de um veículo estará apoiado sobre os pneus, eles devem ser rígidos o suficiente para suportar o peso do veículo. Operações normais de um veículo requerem que os pneus rolem em qualquer tipo de superfície. Consequentemente, os pneus de empilhadeira devem ser feitos de materiais robustos que não sejam suscetíveis de serem danificados por essas superfícies. Os materiais também devem possuir resistência ao calor para permanecerem inalterados por altas temperaturas produzidas a partir de atrito entre o solo e os pneus. Os pneus para empilhadeira também devem produzir tração suficiente para permitir que o veículo transfira a potência do seu motor para o piso e deve ser capaz de manter essa tração em qualquer condição de uso ou situação climática. Ao mesmo tempo, é importante que os pneus não produzam resistência ao rolamento. Outra consideração importante é o conforto dos ocupantes de um veículo. Não importa o quão suavemente pavimentado possa ser o piso, há sempre detritos que podem transferir vibrações e impactos para dentro da cabine do veículo.

 

 



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